
Ontem arrancou a fase de grupos da Taça da Liga.
Os primeiros clubes a entrar em campo foram o Gil Vicente e o Portimonense, num jogo referente ao Grupo C, onde também entram Sporting e Rio Ave que jogam hoje. Os algarvios foram a Barcelos arrancar uma vitória a ferros e entram assim com o pé direito na competição. Um golo de Hackman aos 45 minutos deixa a equipa visitante em vantagem até ao o intervalo, mas logo no início da segunda parte, aos 56 minutos, o Gil Vicente chega ao empate com um golo do médio colombiano Juan Villa. Foi um jogo bem disputado e complicado e só no período de descontos apareceu o tento que deu a vitória à equipa algarvia. Aos 90+6, Willyan marca e dá os 3 pontos para a equipa de Folha que está, provisoriamente, na liderança do Grupo C.
Logo a seguir, e desta vez, do grupo B, Benfica e Vitória SC medem forças para ver quem arrancava a fase de grupos com 3 pontos. Primeiros 15 minutos de jogo comandados pela equipa da cidade de Guimarães que fez de tudo para sair da Luz vitoriosa. As águias, adormecidas no jogo e com uma exibição muito aquém do desejável , só começaram a jogar mais com mais intensidade após as entradas de Rafa e Gabriel na equipa. Gabriel que está de volta aos relvados depois de 52 dias afastado! O Vitória ainda teve muito boas ocasiões mas graças a Zlobin ou até a uma ajudinha do além o lance, que teve três bolas nos ferros, não terminou em golo. Os encarnados ainda tentaram também mas os remates não tiveram a pontaria afinada. 0-0 foi o resultado final. As equipas iniciam assim a competição com 1 ponto cada no Grupo B, onde também entra Sporting da Covilhã e Vitória Futebol Clube.
Do jogo pode-se retirar o facto de 6 jogadores formados no Seixal terem sido titulares; Nuno e Tomás Tavares que não desiludiram (recorde-se mais uma vez a crítica que ditava o nascer de uma estrela – Nuno); o regresso de Gabriel e a exibição consistente de Taarabt e Gedson.
Quanto ao último jogo da noite e o que tem causado mais falatório nas redes sociais: FC Porto vs C. D. Santa Clara, o 2° duelo entre as duas equipas em 3 dias, desta vez para o Grupo D da Taça da Liga.
Os dragões conseguiram levar a melhor frente aos açorianos pela segunda vez, apesar de os insulares se terem apresentado mais perigosos do que no primeiro jogo. Com um golo de Diogo Leite mesmo em cima do intervalo, a equipa portuense entra assim com o pé direito na competição.
Mas não é pelo resultado que o jogo tem sido muito falado. O que está a fazer correr tinta é o lance de Fábio Cardoso sobre Romário Baró. Ao analisar o lance, percebe-se que a entrada do jogador do Santa Clara não é propositada. O jogador tenta cortar a bola mas, sendo o seu adversário mais rápido, acaba por o derrubar. Foi marcada falta e Fabio levou, e bem, cartão amarelo. Hoje, nas redes sociais, pronunciou-se sobre o jogo e desejou as rápidas melhoras a Romário Baró que, segundo o FC Porto, sofreu um traumatismo direto no tornozelo direito com hematoma e entorse, o que significa que estará, provavelmente, fora do próximo jogo da equipa, frente ao Rio Ave.
Posto tudo isto, os elementos deste blog realçam que, antes de jogadores, eles são seres humanos, e como tal, também cometem erros. Um jogador por mais intenso que seja dentro de campo, não tem o objetivo de pôr em causa a integridade dos adversários. É óbvio (e nota-se no lance) que é o caso de Fábio Cardoso.
Queremos portanto, em nome do Fairplay e deste desporto que nos une, apelar também ao vosso lado humano e pedir-vos para acabar com as ameaças nas redes sociais ao Fábio Cardoso e a todos os jogadores que no futuro passem pela mesma infelicidade. Ponham a mão na consciência e percebam o quanto isso pode afetar a forma como vemos o futebol, e acima de tudo, os jogadores, que mais uma vez recordamos, também erram.
A não perder, hoje, às 20h joga o Sporting contra Rio Ave, a contar para o Grupo C.